Como criar o nome perfeito para o seu negócio
/
/
Como criar o nome perfeito para o seu negócio

Como criar o nome perfeito para o seu negócio


Você decidiu começar um negócio próprio. Escolheu o que vender, onde e para quem. Agora só falta o nome! Mas você não sabe por onde começar, visto as inúmeras possibilidades que visualiza, ao mesmo tempo que nenhuma parece boa o bastante.

Fique tranquila, pois você não é a única que passa por isso. Recebo sempre vários e-mails de empreendedoras que querem um nome perfeito para o seu negócio, mas que não se sentem o suficientemente criativas para pensar em um. Vou te contar um segredo: criar o nome perfeito para o empreendimento é mais uma questão de planejamento do que de criatividade. Claro que quando você cria algo diferente, você se sobressai, mas é sim possível conceber um nome eficaz que seja simples e certeiro. E nesse post eu te farei 5 perguntas que irão te ajudar muito com isso!

1. Qual é a mensagem que eu quero que minha marca passe?

Parece simples, mas pensar no que você quer transmitir ao seu cliente é algo primordial na escolha do nome. Faça uma lista de adjetivos que descrevem como você quer que seu público veja a sua marca.

Por exemplo, se você tem uma marca que venda bolos, poderá listar adjetivos tal como fofo, colorido, divertido, romantico, etc. Tenha em mente sempre o público o qual você está se dirigindo e o nicho que seu negócio está inserido, pois cada um tem um vocabulário próprio.

2. O nome é versátil? Daqui há 10 anos, ele ainda servirá para o meu negócio?

Um bom nome precisa sempre acompanhar o crescimento do seu negócio. Caso você adicione novos produtos no catálogo de vendas ou então mude de cidade, o nome ainda precisará funcionar tão bem quanto inicialmente. Por isso, evite nomes que sejam descritivos demais ou então que apresentem características geográficas. Outro ponto a se levar em consideração é o quanto esse nome tem a ver com você. Você pode querer vender o negócio um dia, por isso pode ser uma boa ideia criar um nome que não esteja vinculado diretamente a você.

3. A grafia do nome é simples? As pessoas conseguem pronunciá-lo com facilidade?

É importante que tanto a grafia como a pronuncia do nome seja simples e fácil. Imagine a seguinte situação: alguém vai pesquisar sobre sua marca, digita o nome no google e não a acha porque colocou um “t” ao invés de dois, ou então usou o “i” ao invés do “y”. Ou então alguém compra o seu produto ou serviço, vai indicá-lo a uma amiga e não sabe pronunciar o nome da sua marca. Venda perdida! Você pode evitar isso escolhendo um nome que converse com a grafia e pronuncia da língua do seu país.

4. O nome é criativo?

Sim, eu sei que falei que para escolher um nome não precisamos ser criativos, mas sim bons planejadores. Mas esqueça a concepção de criatividade que você possui por um momento, e venha comigo. Ser criativo não é criar algo do nada. Não se acende uma lâmpada magicamente em nossas cabeças e voilá, a ideia está lá, prontinha para uso. Seria muito legal se fosse assim, mas a verdade é ainda melhor.

Criar é pesquisar, analisar e conhecer o objeto. No nosso caso, seria conhecer seu nícho, público, concorrentes; analisar o mercado e o nome dos seus concorrentes; e por fim, conhecer bem a sua marca. Unindo tudo isso, tenho certeza que você criará algo original e nada de “eu amo bolinhos”. Confio em você!

5. O nome já está registrado?

Por fim, mas não menos importante, você precisa ver se o nome está registrado no INPI, órgão brasileiro responsável pelo registro de marcas e patentes. O processo de pesquisa é super simples: bastante você entrar neste link, digitar o nome escolhido e verificar. Caso não esteja registrado, você poderá entrar com o pedido. É um pouco demorado e existe um custo (da última vez que verifiquei, estava em R$280,00), mas te dará o direito de uso sobre ele e evitará transtornos futuros.

Caso você queira ter um domínio www (o que eu acho que você quererá) precisará também checar se ele está disponível. Aqui você poderá fazer isso.

Agora que você respondeu a todas essas perguntas e talvez tenha chegado a um nome para o seu negócio, te aconselho a esperar uns dias, ou talvez umas semanas, se possível, para sentir se o nome é realmente adequado a sua marca. Sério, confie em mim! Mas se passado esse tempo, você ainda estiver certa que é o nome perfeito, vá em frente e parabéns! Seu sonho só está começando!

Comentários

Comentários

Share this post

Comments

  • Obrigada pelas dicas !
    Me auxiliaram bastante!

    Walbenia
    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.