5 dicas essenciais para começar o seu negócio criativo
/
/
5 dicas essenciais para começar o seu negócio criativo

5 dicas essenciais para começar o seu negócio criativo

Muitas vezes, temos um turbilhão de ideias, mas não sabemos bem como transformá-las em negócio. Nós sonhamos, nos apaixonamos pelas ideias, mas nada de tirá-las do papel. E eu quero que você comece e o seu negócio e seja a protagonista de sua mudança. Por isso, aqui vão cinco dicas de coisas essenciais para começar o seu negócio criativo.

 

1. Empreender é combinar a cabeça com o coração

Este é meu conselho primordial e o mais importante deste texto: combine suas habilidades e conhecimentos com aquilo que faz seu coração bater mais forte.

Não há nada mais gratificante que viver dos próprios talentos, transformando suas ideias em um negócio criativo e inovador. E empreendedorismo é isso: conexões, ideias e sonhos! O mundo mudou (para melhor), e aquele empreendedorismo da escassez tem dado lugar a um outro bem diferente, colaborativo e inclusivo. Empreender tendo como único propósito a geração de lucro tá fora de moda!

2. Faça um plano de negócios

Ao começarmos o nosso próprio negócio, é natural mergulharmos direto na parte criativa e deixarmos de lado o planejamento. Mas acredite em mim quando te digo que este será a base do seu empreendimento!

Um bom plano de negócios precisa conter a visão geral do seu negócio (missão, valores, meios de trabalho, pessoas envolvidas); quais serão os produtos ou serviços que serão oferecidos por ele (faça uma descrição de cada um!); qual será o plano de vendas e marketing utilizado (aí que entra a precificação e quais estratégias utilizará para comercializar o seu produto/serviço); análise de mercado (conheça o seu público-alvo e o seu ramo de atuação); análise competitiva (estudo sobre os seus concorrentes e seus diferenciais);  plano financeiro (detalhamento do valor que será investido no negócio).

O assunto é complexo, por isso uma dica que dou é procurar o Sebrae da sua região e se informar mais. No site eles também disponibilizam muita informação bacana sobre o tema (link).

3. Estude muito, mas muito mesmo!

Além de produzirmos os produtos ou serviços oferecidos, é necessário também administrar o negócio. E acredite, não é nada fácil! O que torna a missão um pouco mais fácil é obtermos instrução sobre. Há diversos cursos bacanas hoje oferecidos (presenciais e onlines), além de um material enorme disponível na internet

Hoje em dia a internet nos possibilita uma demanda enorme de conhecimento nos mais variados formatos (leituras, vídeos, podcasts, etc). Escolha a forma que melhor se adéqua a você e embarque de coração no mundo do empreendedorismo!

4. Tenha uma identidade visual apaixonante!

O design tem o poder não só de passar informações, como também de criar uma conexão emocional das pessoas com a marca. Quando possuimos uma identidade visual equilibrada, marcante e apaixonante, o cliente se encanta e se aproxima do negócio. Ela é necessária também para nos tornar únicos. Portanto, investir em um projeto de identidade visual é investir em relacionamento emocional com seu público, refletindo o coração e personalidade do seu negócio.

5. Tenha em mente que você nunca estará pronto

Ok, eu entendo que ter um empreendimento próprio é muito responsabilidade. Mas também sei que acompanhado dessa noção, vem o medo. E medo paralisa, não nos deixa avançar e seguir os nossos sonhos. Eu vejo tantas mulheres incríveis aí, cheias de ideias e desejos, mas o medo as faz pensar que não estão preparadas. Veja bem, não estou dizendo que há algo de errado em pesquisa e preparação, mas em um dado momento, e necessário mergulhar de cabeça no negócio e vive-lo intensamente.

Se o seu empreendimento está te deixando excitada e sua mente está correndo a mil por hora, saiba que você está no caminho certo!

 

 

Comentários

Comentários

Share this post

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.